quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Desafio dos 42km e 195m

O BURACO é mais em baixo quando se fala de vencer o desafio dos 42km e 195m.

Foi dada a largada, saímos lá do pontal em direção a praia da Macumba, depois do primeiro km percebi que estava acelerado demais, meu erro foi ter começado a correr abaixo dos 6min/km, depois dos 2 primeiros km fui tentando diminuir o ritmo sem grande sucesso, nesta hora eu girava a 6:30min/km. Por um instante cheguei a pensar que conseguiria manter esse ritmo até o final da prova; ledo engano.

Fechei bem a primeira Meia-Maratona em 2h16min. Porem na segunda Meia apareceram os problemas. Era a coxa que havia sido forcada no inicio e agora reclamava, as dores eram fortes mas eu continuava a correr, foi um sacrifício quase mortal subir para o primeiro túnel da Lagoa-Barra; nesta hora comecei a pensar em controlar a corrida visando completar a Maratona.
Para completar teria que caminhar na próxima subida, passei por São Conrado e decidi subir caminhando a Niemeyer por mais ou menos 1km, depois fui correndo como podia para chegar no Leblon com 30km. Como já havia caminhado; a meta “tempo” da maratona já estava esquecida. O objetivo agora era completar.

Tive que analisar a situação com muita frieza, engolindo o orgulho e usando a cabeça, sabia que para completar teria que caminhar sistematicamente. Abandonei a marcação por km e comecei a alternar corrida/caminhada a cada 3minutos, algumas vezes voltar a correr era um sacrifício extremo.

Nesta hora, todos os corredores estrupiados estavam junto comigo, sofriam com dores, cainbras e etc. Alguns se mantiam correndo outros paravam para dar uma alongada outros passavam antinflamatório nas pernas. Mas todos continuavam pois o objetivo final era completar. O mais engraçado nesta fase é que quando eu caminhava o pessoal passava por mim e quando eu corria eu passava o pessoal.

O ensinamento vem dos mais experientes. Várias vezes eu cruzei com um senhor que mantinha o ritmo lento de corrida, e lá pelo final de copacabana ele falou comigo; “vamos lá garoto... estamos com 4:40’ de prova e temos até 6hs para concluir a prova e tem uma medalha bem bonita esperando por nós na chegada.”

Passei por ipanema e copacabana, intercalando corrida/caminhada e ao chegar no Rio-Sul deu a sensação de faltar pouco, cheguei a pensar que poderia correr os dois últimos km, não deu tive mais uma caminhada para no ultimo km correr.

Dito e feito nos últimos 1.195 metros, corri como podia com muitas dores nas pernas e completei os 42.195 metros em 5h05 minutos.

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e deram força para vencer o desafio.
Agradeço aos amigos e corredores que ficaram na chegada esperando o LICIO chegar e posso afirmar que foi de vocês que consegui tirar a força necessária para completar a prova.

Até a próxima, Licio Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário