quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Porque escrever sobre a maratona agora depois de tanto tempo?

A duas semanas atrás duas coisas aconteceram que me fizeram pensar muito sobre a maratona e tudo que envolve na vida como desafio e satisfação e realização pessoal.

Na Primeira –
Chego em casa e vejo a Vivian saindo do escritório chorando; ela ainda fala comigo. “Está vendo o que você faz” e quando ela sai vejo que as fotos da Maratona haviam chegado, eu nem sabia que a Vivi tinha comprado.

Pessoal, todas as emoções voltam a tona. Ver a minha “cara” de dor na chegada me faz lembrar da coxa como doía, no fundo da mesma foto, vejo a felicidade de uma atleta na reta final da MARATONA. Mas a foto mais intensa é a da Vivian, ver a felicidade dela ao concluir a primeira Meia Maratona da vida, vibrando muito e muito feliz por ter vencido o desafio dos 21km.
Ela e Eu fomos pegos pela avalanche de emoções que as fotos trouxeram de volta. E no meio da avalanche ela escreveu; ”este sentimento de alegria e vitória sempre será lembrado ao olhar a foto e me recordar desse momento único”.

O reconhecimento de um trabalho que é feito com carinho e com muito estudo e dedicação, NÃO TEM PREÇO, a realização de uma prova dessas não pode ser quantificado em números somente a pessoa que passou por todos os obstáculos e treinos vai poder dimensionar a grandiosidade de sua realização.

Na Segunda –
Dois dias depois da chegada das fotos ainda sobre o efeito da avalanche de emoções, encontrei com uma pessoa que me perguntou como havia sido a Maratona?

Respondi como sempre. Conclui; mas não foi bom, pois senti muitas dores na coxa e precisei caminhar para completar. Quase de bate-pronto ela responde,”você precisa arrumar um treinador melhor”. Fiquei calado, PUTO, mas calado.

Como uma pessoa que que nunca sequer tentou completar uma MARATONA, sabendo que eu sou Professor de Educação Física, Esp. Em Treinamento Desportivo, pode me responder desta maneira. Ela pode não saber o que está falando e eu poderia dar umas 100 explicações técnicas de tudo que pode dar errado durante os 42km de uma maratona, mas fiquei calado.
De todas as pessoas que me perguntaram sobre a maratona a grande maioria deu força me estimulando para a próxima e as mais sinceras foram as respostas das pessoas que efectivamente concluíram a prova.

Gostaria de deixar claro que nunca me passou na cabeça vencer a MARATONA. Meu objectivo era “curtir” o percurso da prova correndo o tempo todo. Se um dia isso acontecer serei o cara mais feliz do mundo.

De fato essa pessoa ma chateou, todos temos “amigos” e “inimigos”, poderíamos tratar assim as pessoas que te estimulam ou não. Em uma prova como essa são dos “inimigos” que tiramos força para continuar e pode ter certeza F.D.P. que na próxima MARATONA vou lembrar muito de você.

Licio Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário