sábado, 5 de setembro de 2009

Resistência Aeróbia

A resistência motora é o componente da capacidade funcional que permite realizar movimentos durante um determinado período de tempo sem perda da qualidade de execução, isto é, prolongando o tempo de execução até o surgimento dos sinais de fadiga.

A resistência pode ser dividida em:

  • Resistência Anaeróbia Alática
  • Resistência Anaeróbia Lática
  • Resistência Aeróbia

A resistência aeróbia consiste na capacidade de realizar movimentos por períodos prolongados de tempo com utilização predominante dos mecanismos de degradação completa dos substratos energéticos.

Tal capacidade manifesta-se por reações com predomínio da utilização de O2 e pode ser analisada através da potência aeróbia máxima expressa pelo consumo máximo de oxigénio(VO2MAX), que mede a quantidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo aeróbio.

Também, pode ser analisada pelo limiar anaeróbio (LAn), aqui considerado como máxima intensidade de exercício, na qual a liberação e remoção de lactato se equivalem, e que ainda considerada um dos mais eficientes e eficazes níveis de intensidade de exercício objetivando melhorar a capacidade aeróbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário