sábado, 5 de setembro de 2009

Treinamento Desportivo (CONCEITO)

No estágio atual da civilização humana, o avanço tecnológico aliado à ênfase dada à forma de expressão Humana escrita, oral e virtual, em detrimento da expressão corporal, mudou drasticamente os modos de relacionamento do indivíduo com o ambiente, tanto no trabalho quanto no lazer. Como resultado, o processo de sedentarismo instala-se bastante cedo.

No BRASIL estima-se que aproxidamente 60-70% das pessoas não sejam ativas fisicasmente de maneira regular. ( MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998,2001)

O Homem atual precisa estar bem-condicionado para suportar tal sedentarismo; ou seja, para se contrapor aos efeitos danosos da inatividade física, o ser humano necessita buscar maneiras de ser ativo motoramente.

CONCEITUALMENTE
O Condicionamento Físico pode ser definido como um processo sistematizado que, através de estímulos motores regidos por princípios científicos e suas respectivas respostas, realizados durante um determinado período de tempo, provoca ou mantém adaptações morfológicas e funcionais que, respectivamente, aumentam ou mantêm a capacidade funcional, normalmente expressa através do desempenho motor.
  1. É um processo sistematizado porque envolve, etapas com objetivos específicos, mas interdepentes, ou seja, o sucesso de uma etapa depende das demais.
  2. Envolve a utilização de estímulos e respostas motoras (exercícios) como meio fundamental das ações para que os objetivos sejam alcançados.
  3. É regido por princípios científicos biológicos, para que, eficaz e eficientemente, provoque as adaptações requeridas.
  4. Impõe, pela exercitação física, uma forma de estresse, e o organismo, na tentativa de equilibrar-se (homeostase), modifica-se morfo e funcionalmente (adaptação).

De acordo com o american college of sports medicine :

Condicionamento Físico relacionado à saúde refere-se à capacidade orgânica de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como a desafios físicos inesperados, com mínimo de cansaço e desconforto, isto é, possuir reservas energéticas suficientes para fazer aquilo que se deseja. (ACSM, 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário